Código de Ética da Revista

ÉTICA E BOAS PRÁTICAS PARA PUBLICAÇÃO

A Pesquisar espera dos autores, revisores e editores que sigam as diretrizes de melhores práticas sobre o comportamento ético neles contidas. Estas diretrizes visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética, propriedade intelectual e abertura de processos.

 Editores

A Pesquisar e seus editores seguem o Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), explícito nos documentos:

<https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf>

<https://publicationethics.org/core-practices>

Os interessados devem visitar a página do COPE em <https://publicationethics.org/>, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho e pela impessoalidade.

As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. Editores e membros do conselho editorial não usarão informações não publicadas divulgadas em um manuscrito submetido para seus propósitos de pesquisa, a menos que haja o consentimento explícito, por escrito dos autores.

O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.

Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor. Exemplos de possíveis irregularidades são: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.

Autores

A indicação de autoria em um artigo científico, seguindo o Guia para autores do COPE, se deve apenas àqueles que:

(a) fizeram contribuições significativas para a concepção, projeto, execução, aquisição de dados ou análise e/ou interpretação do estudo;

(b) redigiram o manuscrito ou revisaram-no criticamente quanto a conteúdo intelectual importante;

(c) terem visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação.

Todas as pessoas que fizeram contribuições para o trabalho relatado no manuscrito (como ajuda técnica, assistência de redação e edição, suporte geral), mas que não atendem aos critérios de autoria, não devem ser listadas como autoras, mas devem ser reconhecidas nos “Agradecimentos”.