Cartografia tátil no ensino de Geografia física na Educação Básica
Resumo
A Cartografia Tátil dedica-se à produção de material didático necessário para a transmissão de conceitos geográficos voltada para alunos com deficiência visual, ou seja, representações gráficas com textura e relevo que facilitam o entendimento da orientação e da localização de lugares e fenômenos geográficos. Este artigo apresenta uma proposta metodológica que busca desenvolver o conhecimento geográfico de forma prática e lúdica no ambiente escolar. O objetivo é relatar os resultados obtidos a partir de uma experiência didático-pedagógica de construção de maquetes táteis por alunos do curso de Licenciatura em Geografia aplicado em uma escola do Ensino Fundamental. Os recursos metodológicos utilizados foram materiais reciclados, de fácil acesso e baixo custo para tornar a proposta viável em qualquer ambiente escolar. A proposta mostrou-se acessível como instrumento de ensino-aprendizagem e foi significativa como facilitador no conhecimento cartográficos, em especial no trabalho com alunos de baixa visão e cegos.
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