Práticas pedagógicas para o ensino de temas físico-naturais na Geografia escolar: uma sequência didárica para abordagem de conteúdos geomorfológicos
Resumo
O relevo corresponde à toda irregularidade encontrada na nossa superfície terrestre e está em constante modificação, proveniente dos processos endógenos e exógenos envolvidos em sua formação, porém observar sua formação e transformação no cotidiano é muito difícil, haja vista que os processos geomorfológicos ocorrem em diferentes escalas temporais. Contudo, é possível e necessário realizar práticas pedagógicas que permitam maior articulação da teoria e com a prática. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática de abordagem do conteúdo “Agentes Endógenos e Exógenos Formadores do Relevo” realizada nas aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II. Metodologicamente foram realizadas: 1) reuniões com a coordenação do PIBID na universidade e discussões de textos; 2) observações de aulas de Geografia no Ensino Fundamental II; 3) escolha da turma para aplicação da intervenção pedagógica; 4) Elaboração de práticas pedagógicas e 5) Realização das práticas pedagógicas. Para abordagem do conteúdo foram realizadas aulas expositivas e práticas pedagógicas como: maquetes de vulcão e da estrutura interna da Terra, experimentos sobre erosão hídrica, eólica e glacial e exibição de vídeos. Estas práticas trazem uma possibilidade para a abordagem de temas físico-naturais na Geografia Escolar, pois os alunos podem articular teoria e prática, aprofundar o conhecimento e confirmar hipóteses. Notou-se grande envolvimento e participação dos alunos durante a realização das atividades, estes se mostram bem curiosos e empolgados com a temática
Referências
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