Práticas pedagógicas para o ensino de temas físico-naturais na Geografia escolar: uma sequência didárica para abordagem de conteúdos geomorfológicos

Autores

Resumo

O relevo corresponde à toda irregularidade encontrada na nossa superfície terrestre e está em constante modificação, proveniente dos processos endógenos e exógenos envolvidos em sua formação, porém observar sua formação e transformação no cotidiano é muito difícil, haja vista que os processos geomorfológicos ocorrem em diferentes escalas temporais. Contudo, é possível e necessário realizar práticas pedagógicas que permitam maior articulação da teoria e com a prática. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática de abordagem do conteúdo “Agentes Endógenos e Exógenos Formadores do Relevo” realizada nas aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II. Metodologicamente foram realizadas: 1) reuniões com a coordenação do PIBID na universidade e discussões de textos; 2) observações de aulas de Geografia no Ensino Fundamental II; 3) escolha da turma para aplicação da intervenção pedagógica; 4) Elaboração de práticas pedagógicas e 5) Realização das práticas pedagógicas. Para abordagem do conteúdo foram realizadas aulas expositivas e práticas pedagógicas como: maquetes de vulcão e da estrutura interna da Terra, experimentos sobre erosão hídrica, eólica e glacial e exibição de vídeos. Estas práticas trazem uma possibilidade para a abordagem de temas físico-naturais na Geografia Escolar, pois os alunos podem articular teoria e prática, aprofundar o conhecimento e confirmar hipóteses. Notou-se grande envolvimento e participação dos alunos durante a realização das atividades, estes se mostram bem curiosos e empolgados com a temática

Biografia do Autor

Jully Gabriela Retzlaf Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. E-mail: jullygeo@yahoo.com.br.

Thayla Giovana de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Bolsistas do subprojeto PIBID Geografia. E-mail: camilasouza.per@gmail.com.

Lorrainy Paulino Charnosk, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Bolsistas do subprojeto PIBID Geografia. E-mail: camilasouza.per@gmail.com.

Júlia Bergamini Panizio, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Bolsistas do subprojeto PIBID Geografia. E-mail: camilasouza.per@gmail.com.

Antônio Daniel Borges Gordo, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Bolsistas do subprojeto PIBID Geografia. E-mail: camilasouza.per@gmail.com.

Gabriella Thais Jardim, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Bolsistas do subprojeto PIBID Geografia. E-mail: camilasouza.per@gmail.com.

Referências

GUERRA, Antônio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista. Geomorfologia. 8° ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil LTDA, 2008.

PETERSEN, James; SACK, Dorothy; GABLER, Robert. Fundamentos da Geografia Física. 1° ed. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2014.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; TOMOKO, Iyda Paganelli; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 5° ed. São Paulo: Edusp, 2005.

TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

SILVA, Vládia, MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos didáticos: O uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Fortaleza: Geosaberes, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan./ jun. 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-01