Economia plural e desenvolvimento territorial na perspectiva do desenvolvimento sustentável: Elementos teóricos de sociologia econômica e de socioeconomia

Autores

  • Benoît Lévesque Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p107

Resumo

O texto focaliza a contribuição que o conceito de economia plural oferece atualmente para o avanço das pesquisas sobre a viabilidade das dinâmicas territoriais de desenvolvimento sustentável. A primeira parte da linha de argumentação está centrada na clarificação do conceito de economia plural, com base nos estudos sobre a economia social e solidária, e sobre as propostas oriundas da Nova Sociologia Econômica e da socioeconomia dos territórios. Na segunda parte, o conceito de desenvolvimento sustentável é caracterizado sob o ângulo do chamado paradigma societal e das interações que ele mantém com o território e com a economia plural e social. Numa linha de crítica dos pressupostos da economia neoclássica, o autor acentua a necessidade de religar a economia a uma perspectiva ecológica e social mais ampla e de buscar respostas mais efetivas aos desafios colocados pela crise socioambiental planetária.

Biografia do Autor

Benoît Lévesque, Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM)

Professor titular associado vinculado à Escola Nacional de Administração Pública (ÉNAP) e à Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM).

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Dossiê Temático