Diferenças e desigualdades na Universidade de Brasília: experiências de jovens negras e suas visões sobre o sistema de cotas

Autores

  • Wivian Weller Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a trajetória escolar e familiar de jovens negras que ingressaram na Universidade de Brasília pelo sistema de cotas. Analisa algumas experiências de estudantes cotistas dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Medicina, com destaque para as avaliações realizadas pelas mesmas a respeito desse programa de ação afirmativa nas universidades públicas. As cotas não representam a única forma de luta pelo reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.

Biografia do Autor

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Possui graduação e mestrado em Ciências da Educação, especialização em Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e doutorado em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim/Alemanha. É professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Na pós-graduação atua na linha de pesquisa "Educação e políticas públicas: gênero, raça/etnia e juventude" da área de concentração "Políticas públicas e gestão da Educação" e é líder de grupo cadastrado no CNPq com o nome GERAJU - Educação e políticas públicas: gênero, raça/etnia e juventude. Tem experiência docente na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Gênero e Educação; Juventude, Educação e Cultura; Sociologia da Educação; Filosofia da Educação; Pesquisa em Educação; Metodologias Qualitativas e Interpretação de Dados. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Sociabilidades Juvenis, Relações de Gênero e Étnico/Raciais na Escola e na Universidade; Sociologia do Conhecimento e Métodos de Pesquisa Qualitativa nas Ciências Sociais e na Educação. Publicou um livro e diversos artigos em anais, livros e revistas de circulação nacional e internacional. Recebe bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e atualmente coordena os projetos "Trajetória Familiar e Escolar de jovens-mulheres cotistas da Universidade de Brasília" (Edital MCT/CNPq/PR-SMP 45/2005) e "A influência da família e da escola no ingresso de jovens negras na Universidade de Brasíla (Edital MCT/CNPq 61/2005 - Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas).

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Dossiê Temático