Participação como contestação: a idéia de democracia no neorepublicanismo de Philip Pettit

Autores

  • Ricardo Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O principal propósito deste artigo é analisar o conceito de “democracia contestatória” nos argumentos de Philip Pettit em favor da tradição de pensamento político republicano. Pettit parte de um conceito de liberdade como não-dominação em direção a um repensar de todo o conjunto de relações entre democracia, lei e participação política. O conceito de liberdade figura no centro de sua teoria política. Desfrutar da liberdade como não-dominação é ser capaz de viver sem dependência da vontade arbitrária de terceiros. Isso, de acordo com Pettit, levar-nos-ia a dar maior atenção àqueles meios de participação política voltados para a contestação das tentativas de imposição da dominação de determinados cidadãos sobre outros, bem como da maioria sobre minorias e indivíduos particulares.

Biografia do Autor

Ricardo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) , mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992) e doutorado em Ciências Sociais também pela UNICAMP (1998). Realizou estágio de pós-doutorado, na área de teoria política, na University of California at Berkeley (2005-2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e editor do periódico Politica & Sociedade (1677-4140) do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC. É coordenador do NEPP/UFSC - Núcleo de Estudos do Pensamento Político da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas e Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias para o estudo da história do pensamento político, pensamento político brasileiro, sociologia política e teorias da ideologia.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Dossiê Temático