A grande estratégia dos Estados Unidos para o Tribunal Penal Internacional no pós-Guerra Fria.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n25p157Resumo
O presente artigo tem a finalidade de estudar a grande estratégia desenhada pelas administrações George H. W. Bush (1989-1992), Bill Clinton (1993-2000) e George W. Bush (2001-2008) e Barack Obama (2009-2012) com vistas a discutir as variações da politica externa dos Estados Unidos para instrumentos de justiça internacional penal, com foco para o Tribunal Penal Internacional. À análise toma como embasamento o conceito ampliado de grande estratégia, com foco na interação entre dois elementos do núcleo duro do interesse nacional dos Estados Unidos, a segurança e os american values. À partir disto, é explicitado o consenso subjacente às posições das diferentes administrações sobre os tribunais penais internacionais e, mais genericamente, os regimes internacionais de Direitos Humanos. Também serão discutidas as dimensões especificas do dissenso sobre esses temas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
