Debate presidencial: as estratégias de Lula e Alckmin na TV Bandeirantes

Autores

  • Luciana Fernandes Veiga Universidade Federal do Paraná
  • Nelson Rosário de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Avi dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os debates presidenciais são muito importantes e contam com alta visibilidade em campanhas eleitorais, entretanto, não têm despertado a atenção dos pesquisadores no Brasil. Este artigo analisa um debate presidencial de TV na disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, em 2006. A partir de uma análise de conteúdo, busca-se responder às perguntas: 1) Existiu diferença de estratégia entre os candidatos? 2) Que tipos de estratégias foram mais usados pelo candidato mandatário Lula e pelo candidato desafiante? 3) Como os discursos dos candidatos foram estruturados? O ensaio deve ser visto ainda como um esforço metodológico, a fim de introduzir a questão na agenda de pesquisa em Comunicação e Política no país. Os resultados revelaram que o ataque foi a estratégia mais utilizada pelos dois candidatos. O candidato mandatário Lula atacava predominantemente o grupo político de Alckmin que, por sua vez, mirava o ataque no governo de Lula. Em sua defesa, Lula argumentava sobre suas realizações nas áreas econômica e social, e ainda atacava o governo Fernando Henrique. Já Geraldo Alckmin argumentou apenas sobre seu governo em São Paulo, não defendendo o seu grupo político.

Biografia do Autor

Luciana Fernandes Veiga, Universidade Federal do Paraná

Luciana Fernandes Veiga é professora de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora colaboradora do Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj)). Endereço eletrônico: lucianaveiga@ufpr.br.

Nelson Rosário de Souza, Universidade Federal do Paraná

Nelson Rosário de Souza é professor da UFPR e coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política. Endereço eletrônico: nrdesouza@uol.com.br.

Sandra Avi dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Sandra Avi dos Santos é aluna do curso de Ciências Sociais da UFPR e bolsista do programa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Endereço eletrônico: nasdrinha@gmail.com.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático