Artigo: A evolução institucional do Banco Central e as mudanças de política monetária no Brasil no período 1964-1998
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O artigo discute o processo de mudança do padrão de política monetária no Brasil no período 1964-1998, acompanhando a tendência do paradigma internacional para esse tipo de política. O foco são as mudanças ocorridas nos anos noventa. Utilizando conceitos de paradigma teórico e de política econômica (Peter Hall), e de campo organizacional (March e Olsen), investiga a difusão no Brasil das idéias econômicas do paradigma neoliberal que informam as políticas monetárias adotadas. Discute a relação entre a evolução da profissionalização dos dirigentes do Banco Central (BCB) e a integração da autoridade monetária no campo internacional de central banking, estabelecendo uma periodização para tal processo. A transformação na profissionalização da autoridade monetária revela o processo de difusão do novo paradigma de teoria e de política econômicas, base das mudanças na política monetária. A análise da profissionalização é feita com dados de origem profissional e de formação acadêmica dos diretores do BCB.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
