Democracia e capital social no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n13p331Resumo
Este artigo tem como principal objetivo identificar as possíveis condições societais que favorecem a democracia no estado do Rio Grande do Sul, articulando o conceito de democracia com o conceito de capital social na tradição de Putnam (2000). Nossa hipótese de trabalho é que há uma forte associação entre capital social e democracia, ou seja, de que a existência de estoques de capital social, em uma determinada sociedade, influenciam positivamente a crença no regime democrático e em suas instituições. Assim, o artigo apresenta uma discussão sucinta sobre as possibilidades da democracia enquanto regime político, tendo em conta a dimensão da cultura política e do capital social nos primeiros tópicos e, no último, analisa os dados de duas regiões gaúchas: o COREDE do Vale do Rio dos Sinos e o COREDE Nordeste, a partir de surveys aplicados nestas respectivas regiões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
