“Então, eu fui à luta!”: repensando as representações e práticas econômicas de grupos populares a partir de uma trajetória de ascensão social

Autores

  • Lúcia Helena Alves Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n15p145

Resumo

Esse texto traz indagações que surgiram no desenvolvimento de uma pesquisa que tem como temática o processo, em pleno curso no Brasil atual, de incremento do acesso de grupos populares a serviços e mecanismos financeiros, e de crescimento da oferta de crédito aos indivíduos de baixa renda. Tendo como fio condutor a trajetória de uma informante, desenvolveremos o questionamento de alguns dos pressupostos iniciais da pesquisa e tentaremos construir novas hipóteses de trabalho que buscam relativizar as diferenças e nuançar as fronteiras inicialmente presumidas entre as lógicas que orientariam a vida econômico-financeira dos indivíduos pertencentes às camadas populares e os princípios que regeriam os procedimentos dos agentes que lhes prestam serviços financeiros.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Alves Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-10-29

Edição

Seção

Dossiê Temático