Considerações sobre a responsabilidade social das empresas em contextos de desigualdade e exclusão

Autores

  • Ana Maria Kirschner Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n15p99

Resumo

No Brasil, a responsabilidade social da empresa (RSE) tem sido incentivada pelo Estado. As empresas hoje enfrentam desafios éticos para a dimensão econômica, ambiental e social nos negócios e precisam se articular com governos e comunidades, até mesmo como forma de buscar legitimidade na sociedade. Porém há que se sublinhar que está tornando-se comum os poderes públicos apelarem para a ajuda financeira de empresas. Os casos analisados – o Projeto Mais Vida desenvolvido pela Unilever em Araçoiaba (PE) e o trabalho feito em torno da Mina de Brucutu em São Gonçalo do Rio Baixo (MG) pela Companhia Vale do Rio Doce – foram escolhidos em função das parcerias estabelecidas.

Biografia do Autor

Ana Maria Kirschner, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Sociologia pela Université de Paris III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2009-10-29

Edição

Seção

Dossiê Temático