Ideias e valores: a análise da ação pública a partir das interfaces entre a abordagem cognitiva e a economia das convenções

Autores

  • Paulo Andre Niederle Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
  • Catia Grisa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n23p97

Resumo

O foco diferenciado sobre os interesses, as ideias e as instituições delimita as três principais tradições da análise de políticas públicas. Com efeito, a unidade desses conceitos em um único corpo analítico também define o principal desafio colocado à construção de novas abordagens que dêem conta da complexidade da ação pública. O artigo contribui com esta discussão a partir de uma análise das interfaces entre a abordagem cognitiva e a economia das convenções, duas vertentes teóricas francesas que emprestam suas categorias analíticas para a compreensão dos processos de construção e institucionalização de políticas públicas. Esse diálogo permite integrar dispositivos cognitivos e valorativos em uma estrutura institucional que sustenta as redes de política pública. Finalmente, o artigo exemplifica as possibilidades derivadas dessa interface teórica a partir da sugestão de um modelo analítico para o estudo das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil.

Biografia do Autor

Paulo Andre Niederle, Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Professor do Departamento de Economia Rural e Extensão e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Catia Grisa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ). Pesquisadora do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA).

Downloads

Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Artigos