O espaço público e a política moderna: uma análise das perspectivas de Carl Schmitt e Hannah Arendt.

Autores

  • Mariah Lança de Queiroz Casséte Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n24p13

Resumo

A proposta desse trabalho é estabelecer uma análise conceitual a respeito de como Carl Schmitt e Hannah Arendt desenvolveram uma concepção sobre a política fundada na ideia da publicidade, em contraposição ao predomínio da lógica privada e individualista dos sistemas liberais modernos. É interessante notar que os dois autores entendem o político como a linguagem de interação das pessoas que vivem conjuntamente e, por essa razão, ambos reconhecem a centralidade da vida pública e das ações que são desenvolvidas em seu interior. Apesar dessa convergência inicial, será ressaltado como cada um desses autores apresenta um entendimento peculiar a respeito do sentido e da constituição dessa esfera. Se na obra de Schmitt o foco da vida pública é a unidade e identidade coletiva, para Arendt o sentido desse espaço é a pluralidade e a prática dialógica.

Biografia do Autor

Mariah Lança de Queiroz Casséte, Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda e bolsista da CAPES/REUNI do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. É autora de artigos publicados na Revista Três [...] Pontos (UFMG, 2007, 2008). E-mail: mariahlqc@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-10-16

Edição

Seção

Artigos