Molduras do Protesto: desafios e perspectivas da abordagem do enquadramento interpretativo no estudo de movimentos sociais.

Autores

  • Matheus Mazzilli Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n27p221

Resumo

Este ensaio bibliográfico tem como intuito apresentar as principais características, potencialidades, limites e agendas de pesquisa da perspectiva do enquadramento interpretativo aplicada ao estudo de movimentos sociais, tendo em vista que as pesquisas brasileiras inseridas nesse campo de estudo dedicam pouca atenção a essa abordagem. Para isso, é realizada uma análise da coletânea de artigos editada por Hank Johnston e John A. Noakes, intitulada “Frames of Protest” (Molduras de Protesto). Esse livro reúne diversos trabalhos que abordam diversas reflexões contemporâneas às quais se dedicam estudiosos de movimentos sociais adeptos dessa perspectiva. Ao longo desse livro são visíveis tanto as potencialidades dessa abordagem, quanto suas fragilidades.

Biografia do Autor

Matheus Mazzilli Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando em sociologia pela UFRGS. Participante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Ensaio bibliográfico