Mercados imersos: uma perspectiva de análise institucional e relacional das trocas econômicas e do intercâmbio mercantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n33p314Resumo
Este artigo apresenta a perspectiva dos mercados imersos, ou nested markets, como mercados
socialmente construídos e imersos em relações entre diferentes agentes que compartilham um
conjunto de regras, normas, valores e convenções sociais. A partir da análise de dois casos empíricos – de turismo rural no Roteiro Caminhos de Pedra e da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – discute-se a construção e dinâmica destes mercados, aplicando-se o referencial dos mercados imersos e sua relação com as abordagens institucionalistas, principalmente a Nova Economia Institucional de Elinor Oström. O objetivo do artigo é demonstrar como os mercados socialmente construídos se relacionam com os mercados mais amplos, o que faz com que não operem isoladamente, mas sofram influências e estejam constantemente interagindo com os mercados convencionais.
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