Mercados imersos: uma perspectiva de análise institucional e relacional das trocas econômicas e do intercâmbio mercantil

Autores

  • Abel Cassol Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Salvate Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sergio Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n33p314

Resumo

Este artigo apresenta a perspectiva dos mercados imersos, ou nested markets, como mercados

socialmente construídos e imersos em relações entre diferentes agentes que compartilham um
conjunto de regras, normas, valores e convenções sociais. A partir da análise de dois casos empíricos – de turismo rural no Roteiro Caminhos de Pedra e da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – discute-se a construção e dinâmica destes mercados, aplicando-se o referencial dos mercados imersos e sua relação com as abordagens institucionalistas, principalmente a Nova Economia Institucional de Elinor Oström. O objetivo do artigo é demonstrar como os mercados socialmente construídos se relacionam com os mercados mais amplos, o que faz com que não operem isoladamente, mas sofram influências e estejam constantemente interagindo com os mercados convencionais.

 

Biografia do Autor

Abel Cassol, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Natália Salvate, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Rural. Mestre em Desenvolvimento Rural – Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia. Professor Associado IV do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Dossiê Temático