Catolicismo impuro: politização e transgressões da fronteira do religioso

Autores

  • Ernesto Seidl Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Wheriston S. Neris Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n37p252

Resumo

O artigo aborda o fenômeno da politização de religiosos católicos no Brasil. Com base em elementos da sociologia política, discutem-se perspectivas de análise julgadas vantajosas na apreensão das formas de existência concreta da instituição católica e dos modos de exercício da autoridade religiosa. A análise dos itinerários religiosos de dois sacerdotes, de diferentes gerações e com diferentes tipos de inserção, procura demonstrar parte dos mecanismos que operam nos processos de interpretação que profissionais da Igreja fazem da verdade da instituição, conduzindo estes a vivenciarem seu engajamento religioso em termos que não o separam de uma ação política.

Biografia do Autor

Ernesto Seidl, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Wheriston S. Neris, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Sociologia. Professor do Campus III da Universidade Federal do Maranhão

Referências

BESSIN, M.; BIDART, M.; GROSSETTI, C. (Dir.). Bifurcations: les sciences sociales face

aux ruptures et à l’événement. Paris: La Découverte, 2009.

BETTO, Frei. Batismo de Sangue. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

BRUNEAU, T. O catolicismo brasileiro em época de transição. São Paulo: Loyola, 1974.

CARRIER, Y. Lettre du Brésil: l’évolution de la perspective missionaire: relecture de

l’expérience de Mgr. Gèrard Cambron. Louvain-la-neuve: Collection Sillages, 2008.

CAVALIN, T.; SUAUD, C.; VIET-DEPAULE, N. (Dir.). De la subversion en religion.

Paris: Karthala, 2000.

CHAOUCH, M. T. La théologie de la libération en Amérique Latine. Archives de Sciences

Sociales des Religions, v. 138, p. 9-28, 2007.

CORADINI, O. L. Os usos das ciências humanas e sociais pelo catolicismo e pelo luteranismo

e as relações centro/periferia. Revista Pós Ciências Sociais, v. 9, p. 67-99, 2012.

CORTEN, A. Le pentecôtisme au Brésil: émotion du pauvre et romantisme théologique.

Paris: Karthala, 1995.

DELLA CAVA, R. A Igreja e a abertura, 1974-1985. In: STEPAN, A. (Org.). Democratizando

o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 231-273.

______. Igreja e Estado no Brasil do século XX: sete monografias recentes sobre o catolicismo

brasileiro – 916/1964. Novos Estudos – CEBRAP, n. 12, p. 5-52, 1975.

______. Política a curto prazo e religião a longo prazo: uma visão da Igreja católica no Brasil

(em abril de 1978). Encontros com a civilização brasileira, n. 1, p. 242-256, jul. 1978.

FILLIEULE, O. Propositions pour une analyse processuelle de l’engagement individuel: Post

Scriptum. Revue Française de Science Politique, v. 51, n. 1-2, p. 199-215, 2001.

GRIGNON, C. Sur les relations entre les transformations du champ religieux et les

transformations de l’espace politique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 16,

p. 3-34, 1977.

IFFLY, C. Transformar a metrópole: Igreja católica, territórios e mobilizações sociais em São

Paulo (1970-2000). São Paulo: Editora Unesp, 2010.

LAGROYE, J. La vérité dans l’Église catholique: contestations et restauration d’un régime

d’autorité. Paris: Belin, 2006.

______. Appartenir à une institution: catholiques en France aujourd’hui. Paris: Ed.

Economica, 2009.

______.; OFFERLÉ, M. (Dir.). Sociologie de l’institution. Paris: Belin, 2011.

LEVINE, D. H. Assessing the impacts of Liberation Theology in Latin America. The Review

of Politics, v. 50, n. 2, p. 241-263, spring 1988.

LÖWY, M. La guerre des dieux. Révolution et politique en Amérique latine. Paris: Éd. du

Félin, 1998.

______.; GARCÍA-RUIZ, J. Religion et politique en Amérique Latine. Archives de Sciences

Sociales des Religions, n. 97, p. 5-8, jan./mars. 1997.

MABILLE, F. Approches de l’internationalisme catholique. Paris: L’Harmattan, 2001.

MAINWARING, S. Igreja católica e política no Brasil (1916-1985). São Paulo: Brasiliense,

NERIS, W. S. A elite eclesiástica no bispado do Maranhão. São Luís/Jundiaí: Edufma/Paco

Editorial, 2014a.

______. Igreja e Missão: religiosos e ação política no Brasil. 2014. 404 f. Tese (Doutorado

em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Sergipe,

São Cristóvão, 2014b.

______. Conversão e reconversão de padres no Maranhão. Revista Pós-Ciências Sociais,

v. 14, n. 28, p. 263-290, jul./dez. 2017.

NERIS, W. S.; SEIDL, E. Circulação internacional, politização e redefinições do papel

religioso. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 32, p. 279-308, 2015a.

______.; ______. Redes transnacionais católicas e os Padres Fidei Donun no Maranhão

(1960-1980). História Unisinos, v. 19, p. 138-151, 2015b.

______.; ______. Uma Igreja distante de Roma. Revista Estudos Históricos, v. 28, p. 129-

, 2015c.

______.; ______. Crise e recomposição do habitus religioso na periferia do espaço

católico. Pro-Posições, v. 28, n. 3, p. 204-241, 2017.

NOVAES, R. De corpo e alma: catolicismo, classes sociais e conflitos no campo. Rio de

Janeiro: Graphia, 1997.

PAGIS, J. La politisation d’engagements religieux. Retour sur une matrice de l’engagement en

mai 68. Revue Française de Science politique, v. 60, n. 1, p. 61-89, 2010.

PALÁCIO, C. Deslocamentos da teologia, mutações socioeclesiais: caminhos recentes da

teologia no Brasil. In: BOFF, L. (Org.). Brasil: povo e igreja(s). Petrópolis: Vozes, 2003.

PRUDHOMME, C. De la mission aux ONG de solidarité internationale: quelle continuité?

In: DURIEZ, B.; MABILLE, F.; ROUSSELET, K. (Dir.). Les Ong confessionelles: religions

et action internationale. Paris: L’Harmattan, 2007. p. 55-69

RAISON DU CLEUZIOU, Y. De la contemplation à la contestation, socio-histoire de

la politisation des dominicains de la Province de France (1950-1980). Contribution à la

sociologie de la subversion d’une institution religieuse. Thèse (Doctorat en Science Politique)

– Université Paris 1, 2008.

________. Des fidélités paradoxales: recompositions des appartenances et militantisme

institutionnel dans une institution en crise. In: LAGROYE, J.; OFFERLÉ, M. (Dir.).

Sociologie de l’institution. Paris: Belin, 2010. p. 267-290

________. Qui sont les cathos aujourd’hui? Sociologie d’un monde divisé. Paris: DDB,

SAPPIA, C.; SERVAIS, O. Politique et christianisme après 1945: engagement des acteurs

de la mission en Afrique, en Amérique latine et en Europe. Histoire, monde et cultures

religieuses, n. 14, p. 5-12, 2010.

SAUVAGE, P. Relations entre Belges et Latino-Américains à propos de la théologie de la

libération (1970-1980). In: SAPPIA, C.; SERVAIS, P. Les relations de Louvain avec

l’Amérique Latine (1953-1983): Entre évangélisation, théologie de la libération et

mouvements étudiants. Louvain-la-Neuve: Academia Bruylant, 2006. p. 115-121.

SÉGUY, J. Pour une Sociologie de l’ordre religieux. Archives des Sciences Sociales des

Religions, n. 57, v. 1, p. 55-68, 1984.

SEIDL, E. A elite eclesiástica no Rio Grande do Sul. 2003. 508 f. Tese (Doutorado em

Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Universidade Federal do

Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

______. An attuned discourse: the Catholic episcopate on “politics” and the “social”.

Horizontes Antropológicos, v. 4, p. 145-164, 2008.

______. Lógicas cruzadas: carreiras religiosas e política. Revista Pós Ciências Sociais, v. 6,

p. 11-27, 2009.

______.Uma elite pouco (re)conhecida: o episcopado brasileiro. Tempo Social, v. 29, p. 35-

, 2017.

SERBIN, K. Diálogos na sombra: bispos e militares, tortura e justiça social na ditadura. São

Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Padres, celibato e conflito social: uma história da Igreja católica no Brasil. São

Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SHEWEN, L. Adaptation et innovation: les stratégies évangelisatrices des missionaries jésuites

français en Chine au XVII siècle. In: ROUTHIER, G.; LAUGRAND, F. (Dir.). L’espace

missionaire: lieu d’innovations et de rencontres interculturelles. Paris: Karthala/Presses de

l’Université de Laval, 2002. p. 19-36

SOUZA, L. A. G. de. A JUC: os estudantes católicos e a política. Petrópolis: Vozes, 1984.

SUAUD, C. La vocation: conversion et reconversion des prêtres ruraux. Paris: Minuit, 1978.

______.; VIET-DEPAULE, N. Prêtres et ouvriers: une double fidélité mise à l’épreuve,

-1969. 2ième éd. Paris: Karthala, 2004.

SUÁREZ, H. J. Une mystique de la politique. Note de recherche: sur l’engagement de

prêtres-ouvriers dans la guérilla révolutionnaire en Bolivie. Actes de la Recherche en Sciences

Sociales, n. 155, p. 90-100, 2004/2005.

TURCOTTE, P.-A. À l’intersection de l’Église et de la secte, l’ordre religieux. Sociologie et

Sociétés, v. 22, n. 2, p. 65-80, 1990.

ZHENG, C. Missionnaires et missionnés: une recomposition identitaire réciproque. In:

DOUAIRE-MARSAUDON, F. et al. Missionnaires chrétiens autrement. “Mémoires/

Histoire”. Paris: Éditeur Autrement, 2008. p. 28-30.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Dossiê Temático