As metodologias de recém-doutores dos programas de pós-graduação em sociologia no Brasil: das disciplinas às teses

Autores

  • Marina Félix de Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Selefe Gomes da Silva Neta Universidade Federal de Alagoas
  • Rúbia Carmita do Nascimento Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p115

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa com recém-doutores em sociologia de Programas de Pós-Graduação brasileiros e investiga a hipótese de que os problemas de pesquisa das teses de sociologia não determinam os métodos a serem utilizados nos trabalhos, sendo tais métodos determinados pelas condições de competências técnicas e de formação dos pesquisadores e por dimensões relacionadas a fatores relacionais entre os atores e a vida acadêmica. Buscamos observar a ênfase dada ao aspecto metodológico dos trabalhos de teses, examinando a percepção e o interesse que os investigadores têm a respeito de perspectivas metodológicas diversas. Apresentamos uma análise documental das ementas das disciplinas metodológicas nos cursos de doutorado e uma análise de conteúdo realizada a partir de 35 entrevistas com recém-doutores em sociologia dos 13 Programas de Pós-Graduação em sociologia do País com nível de formação doutoral. Investigamos aspectos dimensionados a questões de orientação acadêmica, relações institucionais, intercâmbios, dentre outras experiências vinculadas a processos de formação metodológica dos atores.

Biografia do Autor

Marina Félix de Melo, Universidade Federal de Alagoas

É professora e Vice-Diretora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutora em Sociologia pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu tese de doutorado sobre a Profissionalização nas Organizações Não-Governamentais e dissertação de mestrado (2009) sobre a Missão das ONGs. Sua graduação é em Ciências Sociais (2006), com tema de pesquisa também focado no Terceiro Setor. Atualmente, dedica-se à produção de estudos acerca do campo das metodologias científicas e dos métodos e técnicas de pesquisa em sociologia.

Selefe Gomes da Silva Neta, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Instituições, Comportamento Político e Democracia e Aspectos Sociais da Produção do Conhecimento.

Rúbia Carmita do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Ciências Sociais, em licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Técnica em Teatro pela Escola Técnica de Artes/ ETA-UFAL. 

Referências

ARCOVERDE, Léo et al. “Número de professores afastados por transtornos em SP quase dobra em 2016 e vai a 50 mil”. In: GloboNews. São Paulo. Nov, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/numero-de-professores-afastados-por-transtornos-em-sp-quase-dobra-em-2016-e-vai-a-50-mil.ghtml

BARRECHEGUREN, Pablo. “La tesis doctoral es prejudicial a la salud mental”. In: El País. Mar, 2018. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2018/03/15/ciencia/1521113964_993420.html

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CANO, Ignácio. “Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil”. In: Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no. 31, p.94 – 119, 2012.

ERRANDONEA, Alfredo. “Algunas reflexiones en defensa de la construcción empírica del conocimiento sociológico”. In: La producción sociológica en Buenos Aires en la postdictadura. Instituto Gino Germani, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Argentina, s.d.

FERREIRA, Lydia; FURTADO, Fabianne; SILVEIRA, Tiago. “Relação orientador-orientando: o conhecimento multiplicador”. In: Acta Cirúrgica Brasileira. vol.24 no.3 São Paulo, maio/junho 2009.

FILHO, Geraldo; MARTINS, Gilberto. “Relações orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações”. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, vol.46, Nov./Dec. 2006.

MACHADO, Daiane; TONIN, Joyce; CLEMENTE, Ademir. “Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos”. In: Revista Contemporânea de Contabilidade. UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 3247, abr./jun. 2018.

MELO, Marina; BERNARDO, Ana Cláudia; GOMES, Selefe. “As teses da área de sociologia do Brasil: padrões e inflexões temáticas e metodológicas”. In: Revista Brasileira de Sociologia. v. 06, n. 13, 2018.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. São Paulo: Zahar Editor, 1975.

NOBREGA, Maria Helena da. “Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação”. In: Educação e Realidade. vol.43, n.3, p.1055-1076, 2018.

OLIVEIRA, Rebeca. “Depressão na universidade: como a pressão acadêmica afeta a saúde mental”. In: Instituto Geledés. Jun. 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/depressao-na-universidade-como-pressao-academica-afeta-saude-mental/

REIS, F. W. “O Tabelão e a Lupa: teoria, método generalizante e ideografia no contexto brasileiro”. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 6, julho, 1991.

RODRIGUES JR., José; FLEITH, Denise; ALVES, Kleide. “A Dissertação de Mestrado: um Estudo sobre as Interações entre o Orientador e o Orientando com Base em Incidentes Críticos”. In: Revista Brasileira de Pedagogia. Brasília, v.74, n.177, p.437-463, maio/ago. 1993.

ROJAS, Gabriela Gomes; MARTÍNEZ, Sílvia Lago. Aproximaciones a la caracterización de la producción sociológica de Buenos Aires (1984-1996), s.d.

VIANA, Cleide; VEIGA, Ilma. “O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos”. In: Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 222-226, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Dossiê Temático