Profissionalismo e confiança: o curioso caso do país que acredita mais nos jornalistas do que na mídia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n43p242Resumo
O artigo analisa a disparidade entre os índices declinantes de confiança nas mídias jornalísticas e as taxas estáveis (em patamar elevado) da credibilidade nos jornalistas no Brasil. O estudo recupera levantamentos sobre confiança na mídia jornalística no Brasil entre 1998 e 2018, indicando deterioração da credibilidade, e pesquisas recentes demonstrando que a confiança dos jornalistas como profissionais permanece acima da média. Para compreender as razões desse descolamento, são utilizados resultados de survey (N=543) e entrevistas em profundidade (N=44) com a avaliação da população a respeito da mídia jornalística local realizados na cidade de Joinville (SC), entre 2017 e 2018. A hipótese sustentada pelo artigo é de que a sociedade brasileira desenvolveu justificada suspeita em relação a interesses e ações dos proprietários das mídias jornalísticas, que subsiste em paralelo ao reconhecimento dos jornalistas como peritos que se esforçam para desenvolver suas funções e atender ao interesse público.
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