Mercados na fronteira: avaliações online de consumidores de quiosques de praia como fonte de dados para comparar as representações coletivas de praia no Brasil e na Austrália

Autores

  • Marina de Souza Sartore Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-7935-4105
  • Brian Coffey VC Research Fellow Royal Melbourne Institute of Technology e Centre for Urban Research (RMIT), Australia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n43p77

Resumo

Avaliações de consumidores online suscitam desafios analíticos para as ciências sociais pois são escritas por amadores, são publicadas rapidamente e estão disponíveis para todos que tenham acesso à internet. Neste artigo exploratório, comparamos as Avaliações Escritas do TripAdvisor (AET) de quiosques de praia no Brasil e na Austrália e argumentamos que as AET são uma fonte útil para percebermos as diferenças nas representações coletivas da beira da praia. Argumentamos também que a análise de conteúdo das AET pode ser limitada; portanto, utilizamos outros métodos qualitativos como a análise documental e a observação de campo. Concluímos que as representações coletivas da beira da praia diferem pelas categorias de tempo e espaço. A compreensão das diferentes representações coletivas da beira da praia produz conhecimento para auxiliar políticas públicas a enfrentarem desafios contemporâneos no litoral, como a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento comercial e a conservação da natureza.

Biografia do Autor

Marina de Souza Sartore, Universidade Federal de Sergipe

Atuo no departamento de ciências sociais, na área de sociologia, enfocando a sociologia econômica. Venho participando dos grupos de trabalho de sociologia econômica no âmbito da SBS e da Anpocs. Meus trabalhos têm sido na área que explora a intersecção entre a sustentabilidade e as finanças tema que comecei a explorar no doutorado, finalizado em 2010.

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Publicado

2020-03-17

Edição

Seção

Dossiê Temático