Mercados na fronteira: avaliações online de consumidores de quiosques de praia como fonte de dados para comparar as representações coletivas de praia no Brasil e na Austrália
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n43p77Resumo
Avaliações de consumidores online suscitam desafios analíticos para as ciências sociais pois são escritas por amadores, são publicadas rapidamente e estão disponíveis para todos que tenham acesso à internet. Neste artigo exploratório, comparamos as Avaliações Escritas do TripAdvisor (AET) de quiosques de praia no Brasil e na Austrália e argumentamos que as AET são uma fonte útil para percebermos as diferenças nas representações coletivas da beira da praia. Argumentamos também que a análise de conteúdo das AET pode ser limitada; portanto, utilizamos outros métodos qualitativos como a análise documental e a observação de campo. Concluímos que as representações coletivas da beira da praia diferem pelas categorias de tempo e espaço. A compreensão das diferentes representações coletivas da beira da praia produz conhecimento para auxiliar políticas públicas a enfrentarem desafios contemporâneos no litoral, como a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento comercial e a conservação da natureza.
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