A causa da ciência: Como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências

Autores

  • Pierre Bourdieu College de France

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O campo das ciências sociais se distingue dos outros campos científicos na medida em que cada um dos especialistas está em concorrência não somente com outros cientistas, mas também com o conjunto de agentes sociais que se esforçam para impor suas próprias visões do mundo. Ele está assim atravessado por duas lógicas contrárias, a do campo político e a do campo científico, que fundamentam princípios de hierarquia opostos. Trata-sede mostrar como uma ciência social que tem por objeto seu próprio fundamento pode fornecer os princípios de uma Realpolitik científica cujo objetivo é o progresso da razão científica. Esses princípios referem-se, por um lado, à epistemologia e à Sociologia dos campos de produção, quando favorecem uma confrontação de pontos de vista que se percebem como tais no conhecimento dos determinantes sociais de suas diferenças. Eles dizem respeito também à transformação da organização social da produção e da circulação científicas, tanto em escala nacional quanto internacional, no sentido de um working dissensus fundado no reconhecimento crítico de compatibilidades e de incompatibilidades explícitas, estabelecidas cientificamente e não socialmente.

Biografia do Autor

Pierre Bourdieu, College de France

Publicado em Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 106-107, de março de 1995, este texto retoma alguns temas de uma comunicação apresentada em 1989 no Colóquio de Chicago sobre "Social Theory and Emerging Issues in a Changing Society", publicada sob o título "Epilogue: On the Possibility of a Field of World Sociology", in P. Bourdieu e J. Coleman (ed.), Social Theory for a Changing Society, Boulder-San Francisco-Oxford, Westview Press, New York, Russell Sage Foundation, 1991.A presente tradução foi feita por Gabriel Femandes, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC e revisada por Tamara Benakouche, professora do mesmo Programa. A publicação foi autorizada por Actes de la Recherche en Sciences Sociales, pelo que agradecemos.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos