Artigo: Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002

Autores

  • Luis Felipe Miguel Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras.

Biografia do Autor

Luis Felipe Miguel, Universidade de Brasília

Luis Felipe Miguel concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1997. Atualmente é Professor associado da Universidade de Brasília e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou 65 artigos em periódicos especializados e 12 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 4 livros publicados. Entre 1997 e 2007 coordenou 9 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Mídia e Política, em Teoria da Democracia. e em Gênero e Política Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: mídia e política, política brasileira, teoria da democracia, representação política, democracia, eleições, discurso político, teoria política contemporânea, transição democrática e gênero.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático