O Ensino de Sociologia no Uruguai: uma análise a partir das narrativas dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p261

Resumo

Este trabalho examina o ensino de Sociologia no Uruguai considerando tanto as peculiaridades em termos de sistema educativo, como também, e principalmente, as avaliações realizadas por pro- fessores de Sociologia. Metodologicamente o trabalho baseia-se em entrevistas semiestruturadas realizadas em Montevidéu, com ênfase nas trajetórias dos agentes e em suas disposições sociais incorporadas. Observa-se que os professores uruguaios consolidam uma identidade docente ainda em sua formação inicial; porém, há um evidente recorte geracional entre aqueles que realizaram a formação antes e depois de 2008. Também foi encontrada como característica uma forte posição “antimanualista” dos professores de sociologia uruguaios, reforçada pela tendência de combina- rem diferentes metodologias de ensino em suas práticas.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Referências

BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Ensino de sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, v.48, n. 2, p.256-281, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São. Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas: Papirus, 1996.

CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo científico-acadêmico e a disciplina sociologia na escola. Educação & realidade, v. 39, n. 1, p. 39-57, 2014.

FERNANDEZ, Daniela; OLIVEIRA, Amurabi. As outras histórias da Sociologia escolar na América Latina: um olhar desde o Uruguai com Daniela Fernandez. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.134-141, 2017.

HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica. In: SILVA, Ileizi; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017, p. 367-385.

LAHIRE, Bernard. A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educ. Pesqui, vol.41, n. spe, p.1393-1404, 2015.

LEITHAUSER, Thomas; WEBER, Silke. Ética, Moral e Política na Visão de Professores Brasileiros e Alemães. Estudos de Sociologia, v. 16, n. 1, p. 87-108, 2010.

LIEDKE FILHO, Enno Dagoberto. A sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, v. 7, n. 14, p. 376-436, 2005.

MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese de Doutorado em Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro. UFRJ: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Rio de Janeiro – RJ. 2017.

MARRERO, Adriana. Formación docente y producción de conocimiento en el sistema de educación superior uruguayo: una cuestión sin resolver. RAES. Revista Argentina de Educación Superior, v. 2, nº 2, p. 111-133, 2010.

MEUCCI, Simone. Sociologia na Educação Básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 251-260, 2015.

OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, Tendências e Desafios na Formação de Professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade, v. 14, nº 31, p. 38-61, 2015a.

OLIVEIRA, Amurabi. Ensino de Sociologia: novas temáticas e experiências internacionais. Educação & Realidade, v. 39, p. 11-16, 2014.

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, v. 35, n. 2, p. 179-189, 2013

OLIVEIRA, Amurabi.; BINSFELD, Willian; TRINDADE, Tayná. A Reforma do Ensino Médio e suas Consequências: O que pensam os professores de sociologia?. Revista Espaço do Currículo, v. 11, nº 2, p. 249-259.

OLIVEIRA, Márcio. O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras. Política & Sociedade, v. 14, nº 31, p. 87-113, 2015.

ROSAR, Maria de Fatima Felix; krawczyk, Nora Rut. Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina. Educação & Sociedade, v. 23, nº 75, p. 33-47, 2001.

SILVA, Ileizi; NETO, Henrique Fernandes Alves; VICENTE, Daniel Vitor. A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015. Revista Ciências Sociais UNISINOS, v. 51, n. 3, p. 330-342, 2015.

SILVA, Ileizi; NETO, Henrique Fernandes Alves; VICENTE, Daniel Vitor. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar de. (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. .Brasilia: MEC, 2010. 23-31.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Dossiê Temático