Trajetos escolares e destinos profissionais: o caso das ciências sociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p88Resumo
O presente texto focaliza as relações entre trajeto escolar e destinos profissionais nas ciências sociais brasileiras. Trata-se de uma primeira exploração de uma base de dados composta pelo conjunto dos professores vinculados aos programas de pós-graduação nas áreas de antropologia e arqueologia, ciência política e relações internacionais e sociologia. A hipótese geral que orienta a pesquisa é que as diferentes modalidades de trajeto escolar conectam-se às hierarquias dos cursos e instituições de destino. O objetivo é dimensionar o modo como a estrutura dos cursos de pós-graduação em ciências sociais diferencia modalidades de investimento escolar e impacta no perfil do corpo professoral. Para tanto, foi conduzida uma análise de correspondência múltipla (ACM), tomando a instituição escolar de origem, a data de fundação dos cursos, os conceitos de avaliação e o ponto de chegada em termos de vínculo profissional. Os resultados indicam que as conexões entre instituições de origem e de destino são dependentes das relações entre centro e periferia em nível nacional e internacional, impactando de modo diferencial nas chances de acesso às carreiras e de afirmação no campo das ciências sociais.
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