A sociologia da educação de Max Weber: o Clinamen na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/175-7984.2020v19n45p205Resumo
Este artigo consiste, fundamentalmente, em uma análise do pensamento de Max Weber, de maneira a buscar uma possível contribuição ao campo da educação na atualidade. Ao expor sua compreensão sobre o processo de racionalização, tendo na burocracia uma de suas manifestações mais contundentes, Weber compreende as ações humanas como constituídas de uma tensão permanente. Não haveria no mundo um sentido, com validade universal, que orientasse a existência. Neste aspecto, a educação precisa adquirir um outro significado, isto é, uma educação que faça o clinamen surgir e ressurgir, introduzindo no mecanismo determinista o espaço de libertação, que consiste em romper o determinismo inerente a qualquer situação objetiva e, de forma desviante, abrir espaço para o exercício da autonomia. Se ao professor cumpre fornecer alguma esperança para a vida de seus alunos, esta deve ser estabelecida a partir do reconhecimento do caráter agonístico da existência. Agir assim é garantir a integridade e a liberdade intelectual.
Referências
DOW Jr., Thomas E. An analysis of Weber’s work on charisma. British Journal of Sociology. Volume 29, Number 1, March, 1978, pp. 83-93.
FOUCAULT, Michel. O que é o Iluminismo. In: ESCOBAR, Carlos Henrique(org.). Michel Foucault(1926-1984): o Dossier – últimas entrevistas. Rio de Janeiro: Livraria Taurus Editora, 1984.
MARTON, Scarlett. Por um filosofia dionisíaca. Kriterion, Belo Horizonte, Julho/94, pp. 9-20.
NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
PESSANHA, José Américo Motta. As delícias do jardim. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp. 57-85.
SCHLUCHTER, Wolfgang. Max Weber e o projeto da modernidade. Lua Nova. São Paulo (22), 1990.
SOUZA, Jessé. Patologias da modernidade: um diálogo entre Habermas e Weber. São Paulo: Annablume, 1997.
WEBER, Marianne. Biografía de Max Weber. México: Fondo de Cultura Economica, 1997.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
_____. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.
_____. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. Parte 2.
_____. Sobre a universidade: o poder do Estado e a dignidade acadêmica. São Paulo: Cortez, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Política & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.