Arquidiocese de Mariana, Teologia da Libertação e Emergência do Movimento dos Atingidos por Barragens do Alto Rio Doce (MG)

Autores

  • Fabrício Roberto Costa Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Franklin Daniel Rothman Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n12p177

Resumo

O artigo analisa a emergência e a atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens do Alto Rio Doce (MAB-ARD), de Minas Gerais, que estão relacionadas à mobilização de grupos religiosos progressistas na Arquidiocese de Mariana. A abordagem teórica da mobilização política explica as transformações progressistas, ideológicas e institucionais na Arquidiocese de Mariana, bem como a influência dessas transformações na organização do MAB. Coerentes com essa abordagem, dados de documentos e entrevistas indicam que uma estrutura de oportunidade política favorável propiciou as condições que permitiram a difusão de idéias, práticas religiosas e políticas relacionadas à Teologia da Libertação. A interação dos ativistas religiosos na Arquidiocese contribuiu para a formação de redes e estruturas de mobilização, que foram importantes para a disseminação de idéias e práticas progressistas. Nesse contexto, os processos de framing foram fundamentais para que os ativistas assimilassem essas idéias e as aplicassem na perspectiva de construir uma sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Fabrício Roberto Costa Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) . Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mobilização Social, Religião, Catolicismo.

Franklin Daniel Rothman, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Letras pela City University of New York (1965) , especialização em Estudante Especial de Pós Graduação pela Massachussetts Institute Of Technology (1973) , mestrado em Artes Em História América Latina pela University of California (1966) , mestrado em Ciências Em Sociologia pela University of Wisconsin - Madison (1991) , doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin - Madison (1993) e pós-doutorado pela University of California at Santa Cruz (2000) . Atualmente é Promovido a Prof. Associado, Padrão 1 da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Sociologia.

Downloads

Publicado

2008-10-23

Edição

Seção

Artigos