Álbum de famílias: fotobiografia, memória e história no teatro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2022.e85554Palavras-chave:
Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Trajetórias, Fotobiografias, Memórias e autoridade culturalResumo
O artigo se detém nos livros que o ator Paulo Autran e a atriz Fernanda Montenegro produziram sobre suas trajetórias e carreiras sob a forma de fotobiografias e também no arquivo de Autran. Ele se vale de um dispositivo comparativo sustentado pelo trabalho de objetivação da experiência dos intérpretes materializada nessas fontes. Tem como objetivo avançar a reflexão sobre as marcas de gênero e geração, o fluxo narrativo, os mecanismos da memória - o que se seleciona, o que se exclui, o que se guarda - e sua relação com a construção do nome artístico no teatro. A discussão dos desafios metodológicos envolvidos nesse procedimento visa, ainda, adensar a análise das condições sociais e institucionais de produção de fontes escritas e visuais, assim como das reminiscências que nutrem grande parte das entrevistas e dos depoimentos impressos (ou recolhidos diretamente) que nós, cientistas sociais, utilizamos para a apreensão das trajetórias dos agentes e da dinâmica dos campos artísticos.
Referências
ALMEIDA, M. I. Panorama visto do Rio: Companhia Tônia-Celi-Autra. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.
ALMEIDA, M. I. Panorama visto do Rio: Teatro Cacilda Becker. Rio de Janeiro: Inacen,1987.
ARTIÈRES, P. Arquivar-se: a propósito de certas práticas de auto arquivamento. In: TRAVANCAS, I. & ROUCHOU, J. & Heymann, L. (orgs.) Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: Faperj e FGV, 2013.
AUERBACH, E. La cour et la ville. In: Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2007.
AUERBACH, E. Mimesis. The Representation of Reality in Western Literature. Princeton: Princeton University Press, 2003.
AUTRAN, P - Entrevista exibida em setembro de 2002 no programa Roda Viva, da TV Cultura, reproduzida no livro organizado por Paulo Markun, O melhor do Roda Viva. São Paulo,:Ed. Conex, 2005, pp.237-252.
AUTRAN, P. Paulo Autran, sem comentários. São Paulo: Cosac@Naif, 2005.
AUTRAN, P. Depoimentos. Rio de Janeiro, Funarte/SNT, 1978, vol. IV, pp.113-139.
AUTRAN, P. Entrevista em conjunto com Tônia Carrero exibida em maio de 1990 no programa Roda Viva, da TV Cultura, reproduzida em DVD.
BAXANDALL, M. Painting and Experience in Fifteenth Century Italy. 2a. ed. Oxford: Oxford University Press, 1988.
BOURDIEU, P. Les règles de l’art. Genèse et structure du champ littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1992.
BRANDÃO, C. O Grande Teatro Tupi no Rio de Janeiro: o teleteatro e suas múltiplas faces. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.
BRANDÃO, T. Um teatro se improvisa: a cena carioca de 1943 a 1968. In: KAZ, L & HELIODARA, B. & BRANDÃO, T. & MAGALDI, S. & MARINHO, F. (orgs) Brasil: palco e paixão -um século de teatro. Rio de Janeiro: Aprazível Edições, 2005, pp.122-140;
BRANDÃO, T. A máquina de repetir e a fábrica de estrelas: Teatro dos Sete. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2002,
BRANDÃO, T. A máquina de repetir e a fábrica de estrelas: Teatro dos sete. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2002
BRAUDEL, F. Le Modèle Italien. Paris: Flammarion, 1994.
CASANOVA, P. Kafka en colère. Paris: Seuil, 2011.
CHARLE, C. A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. São Paulo: Companhia das Letras, 2012
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
GUZIK, A. & PEREIRA, M. L. (orgs.) Dionysos, n.25 (número especial sobre o Teatro Brasileiro de Comédia). Rio de Janeiro, 1980;
GUZIK, A. Paulo Autran – um homem no palco. São Paulo: Boitempo, 1998.
GUZIK, A. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.
HEYMANN, L. Arquivos pessoais em perspectiva etnográfica. In: TRAVANCAS, I. & ROUCHOU, J. & Heymann, L. (orgs.) Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: Faperj e FGV, 2013.
MARR, D. Patrick White - A Life Sydney: Random House Australia, 1991.
MARR, D. The Letters of Patrick White. Sydney: Random House, 1994.
MCKEMMISH, S. Provas de mim....novas considerações. TRAVANCAS, I. & ROUCHOU, J. & Heymann, L. (orgs.) Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: Faperj e FGV, 2013, pp;15-43.
MICELI, S. A elite eclesiástica brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998,
MICELI, S. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MICELI, S. Sonhos da periferia. São Paulo: Todavia, 2018.
MONTENEGRO, F. A vida de Fernanda Montenegro: depoimento. Rio de Janeiro: Editora Cultura, s/d.
MONTENEGRO, F. Itinerário fotográfico. São Paulo: Edições do Sesc, 2018.
MONTENEGRO, F. Viagem ao outro: sobre a arte do ator. Rio de Janeiro: Fundacen, 1998.
PONTES, H. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo, 1940-68. São Paulo: Companhia das Letras, 1998
PONTES, H. Intérpretes da metrópole: história social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual, 1940-1968. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2010;
PONTES, H. Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 97, pp.149-166, 2013.
PONTES, H. & CESAR, R. Cities, stages and audiences: Rio de Janeiro and São Paulo in two acts. Sociologia e Antropologia, v. 7, pp. 491-519, 2017.
PONTES, H. & MICELI, S. Figuração em cena da história social. In: MICELI, S. & PONTES, H. (orgs.). Cultura e Sociedade: Brasil e Argentina. São Paulo: Edusp, 2014, pp. 161-186.
PONTES, H. A cidade encenada: teatro e culturas urbanas dissidentes: In: GORELIK, A. & PEIXOTO, F. (orgs.) Cidades sul-americanas como arenas culturais. São Paulo: Edições Sesc, 2019, pp.299-312.
PRADO, D. Peças, pessoas, personagens: o teatro brasileiro de Procópio Ferreira a Cacilda Becker. São Paulo, Companhia das Letras, 1993, p. 141.
SARLO, B. Una modernidad periférica. Buenos Aires, 1920 y 1930. Buenos Ares: Nueva Visión, 1998.
SCHORSKE, C. Viena fin-de-siècle. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
STOLER, A. L. Carnal Knowledge and Imperial Power: Race and the Intimate in Colonial Rule. Berkeley, Los Angeles & Londres: University of California, 2002.
VERNANT, P. A travessia das fronteiras. São Paulo: Edusp, 2009.
WHITE, P. http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1973/white.
WILLIAMS, R. The Bloomsbury fraction. In: Problems in materialism and culture. London: Verso Editions, 1982, pp.148-169
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.