Democracia e capital social no Rio Grande do Sul

Autores

  • Everton Santos Centro Universitário FEEVALE
  • Valdir Pedde Centro Universitário FEEVALE
  • Simone Viscarra Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cíntia Ventura Centro Universitário FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n13p331

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo identificar as possíveis condições societais que favorecem a democracia no estado do Rio Grande do Sul, articulando o conceito de democracia com o conceito de capital social na tradição de Putnam (2000). Nossa hipótese de trabalho é que há uma forte associação entre capital social e democracia, ou seja, de que a existência de estoques de capital social, em uma determinada sociedade, influenciam positivamente a crença no regime democrático e em suas instituições. Assim, o artigo apresenta uma discussão sucinta sobre as possibilidades da democracia enquanto regime político, tendo em conta a dimensão da cultura política e do capital social nos primeiros tópicos e, no último, analisa os dados de duas regiões gaúchas: o COREDE do Vale do Rio dos Sinos e o COREDE Nordeste, a partir de surveys aplicados nestas respectivas regiões.

Biografia do Autor

Everton Santos, Centro Universitário FEEVALE

Graduado em Ciências Sociais. Mestre e Doutor em Ciência Política pela UFRGS, atualmente é Professor Titular no Centro Universitário FEEVALE, onde atua como coordenador do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e pesquisador no Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional. É Professor Adjunto na ULBRA no curso de Graduação em Ciência Política e na Pós-Graduação.

Valdir Pedde, Centro Universitário FEEVALE

Doutor em Antropologia pela UFRGS, atualmente é Professor Titular no Centro Universitário FEEVALE e pesquisador no Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional.

Simone Viscarra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais pela UFRGS e mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ciência Política da UFRGS.

Cíntia Ventura, Centro Universitário FEEVALE

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário FEEVALE e bolsista de iniciação científica no Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2009-02-10

Edição

Seção

Artigos