Artigo: Sobre trajetórias de sociabilidade: a idéia de relé social como mecanismo criador de novas redes sociais

Autores

  • Breno Augusto Souto Maior Fontes Universidade Federal de Pernambuco
  • Sabina Stelzig Instituto de Sociologia da Universidade de Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre os mecanismos de recrutamento de participantes em movimentos sociais e ONGs utilizando-se do conceito de relé social. Estes mecanismos se localizam nas redes sociais inseridas em instituições onde são construídas redes de sociabilidade funcionais ao processo de recrutamento. Sabemos que este conceito tem sido objeto de inúmeras investigações, com lugar privilegiado na agenda de pesquisa recente das Ciências Sociais. Acreditamos que há uma relação estreita entre processos de mobilização de recursos e densidade de capital social. E que esta densidade se traduz objetivamente em – entre outras coisas – um desenho de redes mais funcional. A localização do ator social na estrutura social dependeria, além de outros fatores, dos círculos sociais onde ele estaria inserido. Esta relação entre a posição dos atores na estrutura social e sua densidade de capital social vai ser trabalhada a partir do conceito de relé social. Os relés sociais produzem e divulgam a mobilização para novas redes; através deles, são criadas novas “redes de redes”.

Biografia do Autor

Breno Augusto Souto Maior Fontes, Universidade Federal de Pernambuco

Breno Augusto Souto Maior Fontes concluiu o doutorado em Estudos das sociedades Latino-Americanas - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) em 1990. Tem Pós Doutorado na Harvard University (1998-1999) e na Université de Nanterre (2003-2003). Iniciou sua carreira Acadêmica na Universidade Federal de Alagoas (1984-1994) É Professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 1994, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Sociologia, do Departamento de Ciências Sociais Publicou vários artigos em revistas nacionais e especializadas e tem participado freqüentemente de congressos no Brasil e no exterior. Tem também orientado alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado que executam atividades de pesquisa no NUCEM (Núcleo de Cidadania) do PPGS/UFPE, que coordena. Tem participado em projetos de pesquisa, com financiamento de agências nacionais ou internacionais Também participa de atividades de cooperação internacional em diversas Universidades do Exterior. É membro de Conselhos Editoriais de revistas científicas e também de Associações Profissionais, no país e no exterior. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Políticas de Planejamento Urbano, redes sociais, poder local, movimentos sociais e Sociologia da Saúde.

Sabina Stelzig, Instituto de Sociologia da Universidade de Hamburgo

Assistente do Instituto de Sociologia da Universidade de Hamburgo. 1 Barnes, J. A. Redes sociais e processo político. In: Feldman-Bianco, Bela (Org.). A antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987, p. 159-192.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático