Artigo: Entre a norma e o factual: questões para uma análise sociológica dos processos de participação social na gestão pública

Autores

  • Marcelo Kunrath Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas questões que estão propostas para uma Sociologia Política dos processos de participação social na gestão pública, tendo por referência empírica as experiências de criação de espaços institucionais de participação social (seja de forma direta, como nos casos dos orçamentos participativos, seja de forma indireta, através de novas formas de representação em conselhos, comitês ou fóruns dos mais diversos tipos e formatos), em curso atualmente no Brasil. A preocupação central que permeia o artigo é chamar a atenção para a necessidade de superação da polarização, existente no campo de estudos sobre os processos de participação social, entre abordagens teóricas normativas e investigações empíricas descritivas. Ou seja, se observa um significativo acúmulo em termos do mapeamento e da descrição dos processos de participação, mas ainda é pequeno o avanço em termos da construção de instrumentos conceituais que possibilitem a formulação de modelos explicativo-compreensivos dos processos investigados.

Biografia do Autor

Marcelo Kunrath Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Desde 1999 é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: democracia, cidadania, conflitualidade, participação social, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, associativismo e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático