Da disciplina ao controle: novos processos de subjetivação no mundo do trabalho

Autores

  • Attila Magno e Silva Barbosa Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil
  • Angelo Martins Jr. Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2012v11n22p75

Resumo

Partindo do pressuposto de que as relações de poder são contextuais, históricas e em constante transformação, este artigo tem como objetivo refletir sobre a passagem da chamada sociedade disciplinar para a sociedade de controle. Tomaremos como referência o “mundo do trabalho” por entendermos que nele testemunhamos a constituição de um novo processo de subjetivação em que a disciplina, antes circunscrita em um sistema fechado – no caso em questão, a fábrica –, deu lugar a formas de controle que se estendem por todas as esferas da vida social. Para nós, o suporte discursivo desse novo dispositivo de poder seria o discurso do trabalhador como  empreendedor de si mesmo”. Iniciaremos nossa discussão versando sobre a analítica do poder de Foucault, mais precisamente sobre a noção de sociedade disciplinar que teria tido seu apogeu no início do século XX e desde então teria perdido força e cedido lugar à sociedade de controle, esta noção melhor desenvolvida por Deleuze. Nesse sentido, refletiremos sobre a ocorrência de um novo processo de subjetivação e como novas formas de controle passam a ser exercidas no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Attila Magno e Silva Barbosa, Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil

Attila Magno e Silva Barbosa é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)– São Paulo – Brasil e professor adjunto do Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Rio Grande do Sul – Brasil. E-mail: barbosaattila@uol.com.br.

Angelo Martins Jr., Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil

Angelo Martins Jr. é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – Brasil. E-mail: junimktp@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Artigos