Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos objetos educacionais digitais no ensino de Sociologia

Autores

  • Zuleika de Paula Bueno
  • Fagner Carniel

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p132

Resumo

Este artigo pretende discutir a dimensão interativa dos livros didáticos digitais aprovados pelo

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação proposta tomou como referência
as obras de Sociologia avaliadas pelo programa em 2015. O objetivo é analisar tais materiais
considerando suas potencialidades e seus limites de uso no Ensino Médio brasileiro. Para tanto,
consideramos os pressupostos teóricos oferecidos pela bibliografia recente sobre mídias digitais
e destacamos as formas emergentes de interação com o conhecimento socialmente produzido e disponibilizado na web. Por fim, evidenciamos o choque entre lógicas fechadas, restritas e protegidas, que organizam os atuais livros didáticos digitais disponibilizados aos colégios públicos do país, e os usos de softwares livres de edição que estão sendo disseminados nos formatos de recursos educacionais abertos.

Biografia do Autor

Zuleika de Paula Bueno

Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Sociologia e doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fagner Carniel

Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC).

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático