A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE: uma análise comparada das estratégias usadas pelos presidenciáveis de 2014

Autor/innen

  • Michele Goulart Massuchin
  • Camilla Quesada Tavares
  • Fernanda Cavassana de Carvalho
  • Regiane Soares Lima

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p171

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir as diferenças na apropriação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) pelos partidos e candidatos na disputa majoritária à Presidência da República em 2014. A propaganda televisiva é o principal recurso de campanha utilizado em eleições de grande porte, sendo que tanto o conteúdo quanto o formato são relevantes para compreender o modo como a disputa se estrutura. Analisa-se o conteúdo apresentado pelos dois principais candidatos – Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) – considerando as estratégias, o apelo, os formatos, o tipo de orador e a mensagem geral de campanha. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo, sendo que este artigo parte de duas hipóteses: a) o segundo turno torna-se mais negativo, com maior ênfase na imagem do candidato e com uma campanha mais voltada para as emoções; b) a estruturação da campanha dos candidatos se dá de modo diferente, evidenciando características e formatos distintos.

Autor/innen-Biografien

Michele Goulart Massuchin

 

Professora do curso de Jornalismo da UFMA. Doutora em Ciência Política pela UFSCar e mestre em Ciência Política pela UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR). 

Camilla Quesada Tavares

Doutoranda em Comunicação pela UFF e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Professora do curso de Jornalismo da UEPG.

Fernanda Cavassana de Carvalho

Doutoranda em Ciência Política e mestre em Comunicação pela UFPR. Professora do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR. Pesquisadora do CPOP.

Regiane Soares Lima

Graduanda em Ciências Sociais na UFPR. Pesquisadora do CPOP.

Veröffentlicht

2016-07-01

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático