(Des)confiança nas instituições e partidos políticos na constituição de uma democracia inercial no Brasil: o caso das eleições de 2014

Autores

  • Marcello Baquero
  • Henrique C. de Castro
  • Sônia M. Ranincheski

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p9

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as assimetrias produzidas por uma democracia inercial (incongruência entre os aspectos institucionais-formais e as dimensões informais da sociedade) e seu impacto no comportamento político eleitoral dos brasileiros durante as eleições presidenciais de 2014. Para tanto, analisamos o papel da confiança na constituição da cultura política no país; a deslegitimação das instituições políticas, principalmente dos partidos políticos; o processo eleitoral de 2014, com o enfoque de cultura política e do desgaste das instituições e; por fim examinamos dados da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) com vistas a verificar se houve mudanças em aspectos da cultura política do brasileiro em função do debate do processo eleitoral. A conclusão é que houve mudanças em sentido negativo em importantes aspectos da cultura política do brasileiro reforçando a hipótese de que há a existência de uma democracia inercial no Brasil.

Biografia do Autor

Marcello Baquero

Professor do Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visiting Research Associate at the Latin American Center. Oxford University, UK.

Henrique C. de Castro

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sônia M. Ranincheski

Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

 

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático