Ensinar Pierre Bourdieu no 9-3: o que falar quer dizer

Autores

  • Fabien Truong Universidade de Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p280

Resumo

Este artigo aborda o confronto entre a alta teoria social de Bourdieu e um público desarmado para apropriar-se de sua visão sobre a dominação simbólica e a desigualdade social: os alunos imigran- tes de classe baixa de escolas secundárias localizadas na periferia urbana em declínio da Grande Paris. Através de um intenso trabalho de campo sociológico, proponho uma observação empírica da recepção social da obra de Bourdieu. Questiona o risco de comportamentos sem sentido para alunos e professores, já que a teoria de Bourdieu está indo contra o grão meritocrático necessário na sala de aula e explora o significado subjetivo da teoria da dominação para indivíduos dominados, entre aceitação e negação. Este estudo mostra que, nos banlieues franceses é criado um sentimen- to individual e precário de autoempoderamento.

Biografia do Autor

Fabien Truong, Universidade de Paris 8

 Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França), Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Paris 8. É atualmente o responsável pelo mestrado MEEF SES (Sciences de l'éducation et de la formation - Sciences économiques et sociales), que é uma preparação para o concursos para certificação de professor do ensino secundário na França na área de Ciências Econômicas e Sociais.

Referências

BOUDON R. L'inégalité des chances. Paris: Armand Colin, 1973.

BOURDIEU P. Choses dites. Paris: Editions de Minuit, 1987.

BOURDIEU P. La distinction. Paris: Editions de Minuit, 1979.

BOURDIEU P. Le sens pratique. Paris: Editions de Minuit, 1980.

BOURDIEU P. Le sens pratique. Paris: Editions de Minuit, 1980.

BOURDIEU P. Les Héritiers. Paris: Editions de Minuit, 1964.

CHAUVEL, L. Le retour des classes sociales ?, Revue de l’ofce, n° 79, p. 315-369, 2001.

ESPINOSA, B. Éthique. Paris, GF-Flammarion, 1965 [1677].

FASSIN D.; FASSIN, E. (Org.). De la question sociale à la question raciale?. Paris: Editions de la Découverte, 2009.

HOGGART R. La culture du pauvre. Paris: Editions de Minuit, 1970.

SAYAD A. L’immigration ou les paradoxes de l'altérité. 2. Les enfants illégitimes. Paris: Éditions Raisons d'agir, 2006.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Dossiê Temático