Chamada/Call for papers Dossiê: Trabalhos essenciais: definições, disputas e experiências no contexto da Pandemia

2020-11-23

No contexto da pandemia de Covid-19 e as diretrizes de distanciamento social, o debate sobre quais trabalhos são entendidos como essenciais reacende e adquire novos contornos. Os decretos governamentais que definem quais são esses serviços revelam conflitos em torno dessa concepção.

O entendimento do que é considerado trabalho essencial, por um lado, se apoia no que são as atividades fundamentais para a preservação da vida diante da ameaça que o vírus representa. Por outro lado, estão as pressões de setores empresariais e governamentais cujo intuito é manter o funcionamento de atividades que garantam menores impactos na lucrativadade. Ainda que não exista concretamente uma dicotomia entre preservação da vida da população e atenuação de impactos econômicos, a disputa em torno dessa definição explicita a busca de amparo para essa falsa polarização.

De maneira particular, trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias, seja no setor de serviços, na indústria de produção de bens ou no âmbito da circulação de mercadorias, sofreram os impactos da reconfiguração do seu trabalho, exercido enquanto atividade essencial durante a pandemia. 

A proposta do Dossiê é receber artigos sobre o significado que este o trabalho assume nesse momento e as disputas em torno dele. A chamada também está aberta para reflexões, estudos e pesquisas sobre as experiências de trabalho essencial no contexto da pandemia.

Artigos deverão ser enviados pelo sistema da revista Política & Sociedade, observado as diretrizes para autora/es do periódico até 31/01/2021.

 

Editoras:

Bianca Briguglio (Professora e pesquisadora, doutora em Ciências Sociais/UNICAMP)

Patrícia Rocha Lemos (Pesquisadora do REMIR, Pós doutoranda/CESIT-UNICAMP, doutora em Ciências Sociais/UNICAMP)

Thaís de Souza Lapa (Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política/UFSC, doutora em Ciências Sociais/UNICAMP)