A conversação sobre temas políticos em contextos comunicativos do cotidiano

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rousiley Celi Moreira Maia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n12p143

Resumo

O trabalho visa investigar as formas de interação e de trocas comunicativas presentes em grupos de discussão realizados com mulheres pobres beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família, de modo que evidencie suas contribuições ao amplo processo deliberativo. O método dos grupos de discussão é utilizado para mostrar como a conversação e a discussão política estão inter-relacionadas. Nosso interesse está menos na realização de uma análise do referido Programa do que na tentativa de captar e analisar os momentos em que os participantes estabelecem uma posição em relação aos outros. Nesses momentos, a conversação sobre temas rotineiros e dramas pessoais dá lugar ao delineamento de conflitos discursivos que envolvem a atitude de assumir o risco de expressar uma opinião dissonante, a reticência diante de questões sensíveis, a explicitação de premissas de fundo e a produção de contranarrativas capazes de desafiar aquelas que possuem um maior grau de publicidade e visibilidade. Foram realizados oito grupos de discussão em duas cidades da Região Sudeste: quatro em Belo Horizonte (MG) e quatro em Campinas (SP).

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Grenoble (França) onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias - Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l'Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre Comunicação e Política, com destaque para a formação de práticas sociais e processos deliberativos ligados a grupos minoritários; o investimento de grupos sociais em ações que visam o reconhecimento social e a cidadania; a composição de redes discursivas destinadas a publicizar questões de interesse coletivo (incluindo discursos televisivos ficcionais e de entretenimento); o aprimoramento de metodologias qualitativas de pesquisa que objetivam evidenciar a articulação entre diferentes atores e arenas argumentativas.

Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham (Inglaterra). Atualmente é professora Associada e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais e coordena o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) desta mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: esfera pública, participação politica, democracia deliberativa, e lutas por reconhecimento.

Downloads

Publicado

2008-10-23

Edição

Seção

Artigos