Ensino e docência: desafios para a formação e atuação de professores de Sociologia/Ciências Sociais

Authors

  • Jordânia de Araújo Souza
  • Noélia Nunes Marinho
  • Júlio Cezar Gaudencio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p63

Abstract

O objetivo do presente artigo é problematizar questões em torno dos desafios postos com o
retorno e a institucionalização do ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica, por
meio da Lei nº 11.684/2008. Tais desafios são vivenciados tanto nos Cursos de Licenciatura em
Ciências Sociais quanto nas salas de aula da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Neste sentido, a ideia é ponderar questões em torno da formação docente, chamando atenção para o abismo ainda existente entre a formação e a atuação dos professores de Sociologia/Ciências Sociais tendo como pano de fundo a formação que vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais presencial do Instituto de Ciências Sociais.

Author Biographies

Jordânia de Araújo Souza

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Licenciada em Sociologia (IPSJES/FPSJ), Doutoranda em Antropologia
(PPGA/UFPE), Professora do Instituto de Ciências Sociais (UFAL).

Noélia Nunes Marinho

Licenciada em Ciências Sociais (UFAL), Mestranda em Sociologia (PPGS/UFAL)

Júlio Cezar Gaudencio

Bacharel em Ciências Sociais (UFCG), Licenciado em Sociologia (IPSJES/FPSJ), Mestre e Doutor em Ciência Política (PPGCP/UFPE), Professor do Instituto de Ciências Sociais (UFAL).

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Published

2015-12-11

Issue

Section

Thematic Dossier