“Eu e meus amigos”: capital social, estilos de vida e trajetórias educacionais

Autores

  • Eduardo Vilar Bonaldi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n37p348

Resumo

Este texto busca adensar e especificar a dimensão analítica aberta pela noção de “capital social” na reconstituição de trajetórias educacionais de jovens de camadas populares urbanas. Apoiando-se tanto em estudos da literatura nacional sobre a temática, quanto em algumas referências internacionais contemporâneas, o texto busca evidenciar não somente a relevância de redes de relação que operam a difusão de fluxos informacionais sobre instituições, carreiras e modos de seleção para o ensino superior (fato que tende a reduzir a distância social e cultural entre jovens do meio popular e o ensino superior), como também o fato, apontado pela literatura internacional, de que tais redes podem se afigurar como suportes relacionais para a conformação de estilos de vida que simbolizam e expressam disposições ao alongamento da trajetória educacional entre jovens do meio popular.

Biografia do Autor

Eduardo Vilar Bonaldi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2016), Professor no Departamento e no Programa de Pós Graduação em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com interesses e trabalhos nas áreas de teoria sociológica, sociologia da educação e sociologia econômica.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos