Valorizaçâo dos produtos de origem e do patrimônio dos territórios rurais no sul do Brasil: Contribuição para o desenvolvimento territorial sustentável

Autores

  • Claire Cerdan Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p277

Resumo

Este artigo analisa como os agentes rurais, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil, elaboraram e implementam dispositivos de valorização das especificidades locais. Neste contexto, a consideração da diversidade biológica e cultural numa perspectiva de desenvolvimento sustentável impõe-se, mesmo que de maneira indireta. O artigo fundamenta- se no estudo de duas experiências de promoção através da origem: a carne bovina produzida nos campos nativos do Pampa gaúcho brasileiro (protegida por uma Indicação Geográfica (IG) desde 2006) e o vinho Goethe elaborado na região de Urussanga (pedido de IG em curso). Estes casos inserem-se, no nível brasileiro, nos atuais debates sobre as IG, a proteção do patrimônio nacional e do desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Claire Cerdan, Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement

Pesquisadora do Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement- CIRAD- Département TERA, TA 6015, 34390, Montpellier, França.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Dossiê Temático