Valorizaçâo dos produtos de origem e do patrimônio dos territórios rurais no sul do Brasil: Contribuição para o desenvolvimento territorial sustentável

Autores/as

  • Claire Cerdan Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p277

Resumen

Este artigo analisa como os agentes rurais, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil, elaboraram e implementam dispositivos de valorização das especificidades locais. Neste contexto, a consideração da diversidade biológica e cultural numa perspectiva de desenvolvimento sustentável impõe-se, mesmo que de maneira indireta. O artigo fundamenta- se no estudo de duas experiências de promoção através da origem: a carne bovina produzida nos campos nativos do Pampa gaúcho brasileiro (protegida por uma Indicação Geográfica (IG) desde 2006) e o vinho Goethe elaborado na região de Urussanga (pedido de IG em curso). Estes casos inserem-se, no nível brasileiro, nos atuais debates sobre as IG, a proteção do patrimônio nacional e do desenvolvimento rural sustentável.

Biografía del autor/a

Claire Cerdan, Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement

Pesquisadora do Centre de Coopération Internationale pour la Recherche Agronomique dans le Développement- CIRAD- Département TERA, TA 6015, 34390, Montpellier, França.

Publicado

2009-10-06

Número

Sección

Dossiê Temático