O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes.

Autores/as

  • Nilma Lino Gomes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p133

Resumen

Este artigo consiste em uma reflexão sobre as experiências e os saberes construídos pelo movimento negro, no Brasil, tendo como foco a luta pela construção de uma educação para a diversidade étnico-racial e as ações afirmativas. O movimento negro é entendido como um sujeito político, com uma trajetória histórica, integrante do contexto atual da organização dos movimentos sociais e participante da articulação transnacional com outros movimentos e ONGs na luta pela construção de uma sociedade democrática. A educação é compreendida como parte do processo de formação humana, na perspectiva de Paulo Freire, no qual a escola e os processos educativos construídos em outras instituições sociais são considerados vivências formadoras (e, por vezes, deformadoras) que constituem sujeitos.

Biografía del autor/a

Nilma Lino Gomes, UFMG

Professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte). Endereço eletrônico: nilmagomes@uol.com.br.

Publicado

2011-04-26

Número

Sección

Dossiê Temático