Os tucanos no governo de São Paulo: o peso dos indicadores socioeconômicos municipais no voto em Geraldo Alckmin nas eleições de 2002, 2010 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n34p257Resumen
O sucesso eleitoral do PSDB e de seus candidatos no governo do estado de São Paulo vem de
longa data. Este estudo visa contribuir com a discussão acerca da manutenção do poder por esse partido no referido estado. A pesquisa objetivou, a partir da consecução de modelos logísticos lineares generalizados (GLM), verificar se indicadores socioeconômicos interferem de algum modo na proporção de votos obtida nos municípios pelo candidato eleito em São Paulo para o cargo de governador. Foram utilizadas na pesquisa as eleições de 2002, 2010 e 2014, as quais têm em comum a vitória do tucano Geraldo Alckmin. O IDHM, o índice de Gini e o índice de envelhecimento estão entre as variáveis que apresentaram significância estatística. No entanto, os modelos estatísticos de cada ano eleitoral explicaram pouco da variação total das proporções de votos. Isso demonstrou que outros fatores, não relacionados à estrutura socioeconômica, repercutem no sucesso eleitoral de Alckmin em São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los artículos y otros trabajos publicados en Política & Sociedade, periódico ligado al Programa de Posgrado en Sociología de la UFSC, pasan a ser propiedad de la Revista. Una nueva publicación del mismo texto, por la iniciativa del autor o de terceros, estará sujeta a expresa mención de su publicación en esta revista, citando la edición y la fecha de publicación.
Esta obra está bajo una Licencia de Creative Commons.
