Além dos supermercados: novas estratégias no mundo dos alimentos orgânicos no Brasil

Autores/as

  • Marília Luz David Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Julia S. Guivant Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p87

Resumen

Este artigo analisa novas empresas de alimentos orgânicos no Brasil que, inspiradas em experiências alternativas, emergem como facilitadoras da relação entre consumidores e produtores, ofertando assinaturas de cestas e utilizando a internet profissionalmente. O trabalho de campo compreende entrevistas com representantes dessas empresas e entidades do setor; análise de publicidade online e publicações na mídia. Na primeira parte do artigo discutimos literatura sociológica relevante sobre o tema. Na segunda, analisamos o funcionamento dessas empresas e usos da internet; percepções sobre o perfil dos clientes; a mediação das empresas entre consumidores e conhecimentos peritos sobre consumo, riscos e legislação alimentar; e relações de confiança. Concluímos que tecnologias digitais coordenam o funcionamento das empresas, sua publicidade e contribuem para gerar confiança nos serviços; observamos que tais empresas contam com cadeias híbridas de fornecimento e que precisaram criar estratégias para enfrentar problemas no fornecimento, confiança (em produtores, de consumidores) e insatisfação de clientes.

Biografía del autor/a

Marília Luz David, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da UFRGS

 

Julia S. Guivant, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política (UFSC)
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC)
Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC)

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Publicado

2020-04-30

Número

Sección

Dossiê Temático