Até tu, prefeito! Sobre quando as redes sociais on-line chegam às eleições municipais

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Sinderski
  • Afonso Verner

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.84606

Palavras-chave:

eleições municipais, 2020, Twitter, capitais, Covid19 Brasil

Resumo

No Brasil as disputas municipais cumprem o papel de eleições de meio termo, pois elas permitem antecipar as tendências do eleitorado para as candidaturas nacionais seguintes. Porém, a dinâmica das campanhas locais tem como especificidade a indicação de um tipo de relação e comportamento político próprio das disputas municipais. A proximidade entre candidatos e eleitores é um delimitador de comportamentos em disputas locais. No entanto, as redes sociais on-line perpassam todas as dimensões das relações políticas e eleitorais. O objetivo do artigo é analisar o uso do Twitter pelos candidatos a prefeito de todas as capitais brasileiras em 2020. A pergunta que move o trabalho é “existe algum padrão no conteúdo compartilhado pelos candidatos a prefeito das capitais em 2020?”. Busca-se identificar possíveis padrões léxicos por tipo de candidato – se incumbente ou desafiante – e região do país. Também se pretende verificar a presença da temática do Covid-19 nas manifestações dos candidatos. Para tanto, será utilizada a técnica de Análise Léxica Automatizada de conteúdo. Os resultados mostram que entre os tweets classificados, cerca de 60% tratava da campanha, enquanto apenas 25% dizia respeito a políticas públicas. No entanto, entre os candidatos eleitos concentrou-se a maior parte dos textos classificados como política pública.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná

cientista político pelo Iuperj. professor do departamento de ciências sociais e pós-graduação em ciência política da Universidade Federal do Paraná -UFPR.

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Publicado

2022-07-04