O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes.

Autores

  • Nilma Lino Gomes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p133

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão sobre as experiências e os saberes construídos pelo movimento negro, no Brasil, tendo como foco a luta pela construção de uma educação para a diversidade étnico-racial e as ações afirmativas. O movimento negro é entendido como um sujeito político, com uma trajetória histórica, integrante do contexto atual da organização dos movimentos sociais e participante da articulação transnacional com outros movimentos e ONGs na luta pela construção de uma sociedade democrática. A educação é compreendida como parte do processo de formação humana, na perspectiva de Paulo Freire, no qual a escola e os processos educativos construídos em outras instituições sociais são considerados vivências formadoras (e, por vezes, deformadoras) que constituem sujeitos.

Biografia do Autor

Nilma Lino Gomes, UFMG

Professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte). Endereço eletrônico: nilmagomes@uol.com.br.

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Publicado

2011-04-26

Edição

Seção

Dossiê Temático