Participação dos alunos com deficiências na história da educação

Autores

  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar UFMS - Corumba - MS

Resumo

O processo de exclusão sempre esteve presente na história da educação brasileira. Nessa história, a participação de alunos com deficiências tem ocorrido de forma característica: as pessoas com deficiências mais severas têm sido destinadas às instituições especializadas particulares de caráter assistencial, enquanto que as escolas públicas têm atendido crianças consideradas "deficientes leves". Nesse artigo, esses aspectos são discutidos, revelando o descompromisso com a educação das pessoas com deficiências por parte do poder público.

Biografia do Autor

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, UFMS - Corumba - MS

Graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1983), especialização em Espec. para Professores de Deficientes Mentais pela UNICAMP (1986) , mestrado em Educação pela UFMS (1993), doutorado em Educação pela UNICAMP (1999) e pos-doutorado pela UAH (2005). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2000-01-01