Explicação em Neurociência: uma análise crítica do modelo mecanístico-causal multinivelar de Carl Craver

Autores/as

  • Ana Luísa Lamounier Costa Grupo de Lógica e Filosofia da Ciência Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UnB/CNPq Universidade de Brasília Brasília, DF.
  • Samuel Simon Grupo de Lógica e Filosofia da Ciência Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UnB/CNPq Departamento de Filsofia Cx. Postal 04661 Universidade de Brasília Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2015v19n1p17

Resumen

A abordagem mais significativa das explicações em neurociência é atualmente o modelo causal-mecanicista (modelo MMM) formulado por Carl Craver. Segundo ele as explicações em neurociência descrevem mecanismos, em outras palavras, ele indica como as partes interagem e se organizam para gerar o fenômeno. Além disso, a neurociência é unificada à medida em quem os cientistas de diferentes áreas que a compõem trabalham juntos para desenvolver os mecanismos. Este modelo foi amplamente discutido nos últimos anos e várias críticas foram levantadas contra ele. Ainda assim, ele permanece como o modelo mais sólido para as explicações em neurociência hoje em dia. Este artigo oferece um exame desse modelo, bem como das críticas levantadas contra ele,  e termina com uma breve consideração do problema da explicação em neurociência.

Biografía del autor/a

Ana Luísa Lamounier Costa, Grupo de Lógica e Filosofia da Ciência Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UnB/CNPq Universidade de Brasília Brasília, DF.

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília. Médica psiquiatra na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Especialização e Mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Samuel Simon, Grupo de Lógica e Filosofia da Ciência Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UnB/CNPq Departamento de Filsofia Cx. Postal 04661 Universidade de Brasília Brasília, DF.

Pós-doutorado pela Universidade de Paris VII/CNRS. Doutorado em Epistemologia pela Universidade de Paris, Especialização (DEA) em Epistemologia pela Universidade de Paris VII, Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo e graduação em Física pela Universidade de Brasília. Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (desde 1995), trabalhando nos seguintes temas: Concepções de Teoria Científica; Descoberta, Justificação e Mudança Científica; Realismo Científico; Explicação e Causalidade; Filosofia da Física.

Publicado

2015-04-30

Número

Sección

Articles