Os Categóricos de Observação: Uma Solução para Viabilizar o Holismo Semântico de Quine
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Os “categóricos de observação” constituem uma categoria muito especial de sentenças que assumiram um papel de grande importância na fase final da obra de Quine. Segundo o filósofo americano, a estrutura gramatical e, por conseguinte, o papel desempenhado por essas sentenças, consideradas pelo filósofo como o “conteúdo empírico neutro” das teorias, resolveria diversas dificuldades em semântica e epistemologia. Dentre elas as mais urgentes seriam: a incomensurabilidade de teorias, a questão da sua verificabilidade empírica, bem como explicar como se dá o processo comunicacional. Dada a magnitude da tarefa a elas atribuída e ao seu tardio surgimento, consideramos de suma relevância investigar em detalhes a origem dessa escolha, bem como a estrutura e função dessas sentenças, peculiares à abordagem semântica do filósofo americano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Araceli Rosich Soares Velloso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A obra Principia de http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/principia/index foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Com base na obra disponível em www.periodicos.ufsc.br.