Los objetivos cognitivos de la palentología Cuvieriana
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A confiança de Cuvier na possibilidade de reconstruir o modo de vida de um animal extinto a partir de um conhecimento completo de sua anatomia e sua fisiologia poderia nos fazer pensar que seu programa para a paleontologia antecipou de alguma forma o adaptacionismo darwinista. Entretanto, mesmo que esse interpreetação pareça razoável, ela ignora os objetivos cognitivos e as pressuposições fundamentais do programa Cuvieriano. Essa ignorância conspira contra uma correta avaliação do significado e do impacto dos resultados obtidos por Cuvier no estudo dos fósseis. A relevância de tais resultados está em mostrar que seres vivos extintos estavam subordinados às mesmas leis da organização que os seres vivos que existem hoje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Caponi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

A obra Principia de http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/principia/index foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Com base na obra disponível em www.periodicos.ufsc.br.