Explicaciones, mecanismos y reacciones químicas

Autores

  • Juan Bautista Bengoetxea UNIVERSITY OF THE BALEARIC ISLANDS
  • Oliver Todt Universidad de las Islas Baleares Espanha

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2014v18n3p393

Resumo

O artigo propõe uma versão melhorada e mais de acordo com as práticas químicas da noção de explicação baseada em mecanismos. A partir da necessidade de se compreender as praticas de indagação explicativa em química orgânica de uma perspectiva dinâmica na qual a intervenção e as situações experimentais contrafactuais são de especial importância, é exposto o enfoque de explicação, não o nomológico-dedutivo, mas aquele baseado em mecanismos. A falta de uma ênfase mais pronunciada nos aspectos dinâmicos explicativos de parte deste modelo fez com que vários filósofos da química duvidassem de sua validade nesta disciplina. No artigo sustentamos que a incorporação bem articulada de tais aspectos ao enfoque de mecanismos pode salvar este e dar conta adequadamente das atividades explicativas no caso do estudo das reaçõe químicas orgânicas.

Biografia do Autor

Juan Bautista Bengoetxea, UNIVERSITY OF THE BALEARIC ISLANDS

Juan B. Bengoetxea es Doctor en Filosofía (Lógica y Filosofía de la Ciencia) por la Universidad del País Vasco. Actualmente es profesor del Área de Lógica y Filosofía de la Ciencia del Dpto. de Filosofía de la UIB. Imparte docencia de Filosofía del Lenguaje, Argumentación Lógica y Filosofía de la Tecnología.

Ha investigado e impartido docencia en varias universidades internacionales y españolas, entre ellas Colorado School of Mines (Estados Unidos), The University of Colorado at Boulder (Estados Unidos), The London School of Economics (Reino Unido), Universidad del País Vasco (España), Universidad de Valladolid (España), University of Twente (Países Bajos) y Universidad de la República (Uruguay).

Oliver Todt, Universidad de las Islas Baleares Espanha

Universidad de las Islas Baleares

 

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos